Introdução – O Ponto de Partida Just Be

O que é Dinâmica da Espiral?

A dinâmica da espiral é um modelo psicológico que destaca os estágios de desenvolvimento especificamente em torno dos valores. Essa hierarquia de estruturas de valores consiste em oito níveis que os indivíduos expressam em sua vida psicológica.

Estas oito etapas representam o desenvolvimento que cresce  através desses estágios. A própria sociedade evoluiu também através dessas estruturas.

Eu sei que isso pode parecer um pouco abstrato, mas espere um minuto, pois esse modelo se tornará totalmente prático quando começarmos a explorar os estágios individuais abaixo.

As origens da dinâmica da espiral

Enquanto Abraham Maslow estava formulando a hierarquia das necessidades humanas, o psicólogo Clare W. Graves estava examinando o que diferencia as pessoas em seus comportamentos, valores e visões de mundo.

Os mais de 20 anos de pesquisa de Graves renderam o que ele chamou de níveis de existência. Questionando milhares de participantes em estudos longitudinais, ele descobriu que existem estágios específicos de desenvolvimento em valores humanos.

Graves e Maslow foram contemporâneos. Graves inicialmente procurou validar as conclusões de Maslow. A pesquisa detalhada de Graves, no entanto, revelou muitos insights psicológicos que foram além da hierarquia de necessidades de Maslow.

1
O que é Dinâmica da Espiral?

Graves faleceu em 1986 - antes de concluir e publicar seu trabalho. Isso explica, em parte, por que seu trabalho é menos conhecido do que o de Maslow, embora, em muitos aspectos, essa pesquisa seja mais rica e instrutiva para entender nossa psicologia.

2
Como a Dinâmica da Espiral Explica o Conflito Humano

Costumo me referir à dinâmica da espiral em minhas sessões de coaching com clientes porque esse modelo explica de forma tão eloquente por que os conflitos ocorrem entre os indivíduos.

Cada estágio do desenvolvimento representa uma estrutura mais complexa na consciência. Quando você tem um sistema de maior complexidade, isso significa que mais coisas podem dar errado. E elas costumam dar!

3
Como a Dinâmica da Espiral Influencia o Desenvolvimento Psicológico
4
Como usar a dinâmica da espiral para o autodesenvolvimento

Como Usar Dinâmica da Espiral para o Desenvolvimento Psicológico e de Liderança

Por que os humanos têm tanto conflito um com o outro?

Como podem dois seres inteligentes serem incapazes de concordar um com o outro?

O que está na raiz de tanto conflito interno e da nossa frequente inflexibilidade em adotar diferentes perspectivas?

A Dinâmica da Espiral aborda todas essas questões e muito mais.

Se você estiver interessado em entender o comportamento humano, o desenvolvimento psicológico, a dinâmica cultural, a liderança e a comunicação, entre!

Seja o primeiro a deixar uma avaliação

Por favor login para deixar uma avaliação
Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar a experiência do usuário.